copyright © Alternativa Cultura

Cultura

O objetivo principal do Parque Terras Altas é promover o acesso à cultura, em suas diversas formas de expressão, bem como estimular o conhecimento e reflexões sobre arte e memória cultural.

 

Através de diversos espaços e projetos, promoveremos o intercâmbio artístico-cultural entre diferentes áreas, gerações, culturas e classes sociais.

 

Nosso projeto está dividido em duas etapas: a primeira com objetivo de ser realizada até dezembro de 2019 e a segunda nos dois anos seguintes. Abaixo os projetos da etapa 1.

 

Projetos Culturais

Projetos aprovados em Leis de Incentivo:

  1. Trajetórias Contemporâneas
    Exposição à céu aberto de cinco obras de Arte Contemporânea, produzidas por artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes gerações e procedências, visando a democratização e ampliação do acesso do público em geral à arte. Será editado um catálogo com registro das obras. Haverá visitação de quarenta escolas, gratuitamente, com ônibus e lanche.

  2. Exposição/Museu Casa da Roça

    Criação do Museu da Roça com a reconstituição de uma casa de pau a pique sob a perspectiva do pequeno produtor rural, que abrigará vídeos, fotos, roupas, móveis, ferramentas e utensílios de trabalho e de uso de famílias que colonizaram a região de Bom Jardim e Nova Friburgo. A Casa da Roça terá pequena horta, pomar e animais. Haverá visitação de quarenta escolas, gratuitamente, com ônibus e lanche.

  3. Vídeo-documentário Casas da Roça

    O documentário de curta metragem aborda o modo de vida das famílias que povoaram a região serrana do Estado do Rio, sob a perspectiva de suas moradias que utilizavam a técnica de pau a pique. A  partir de pesquisa localizaremos as casas ainda existentes na região, seu estado de conservação e criaremos o perfil de seus habitantes.Teremos ainda depoimentos de historiadores, artistas, arquitetos e especialistas em bio-construção. Acompanharemos a construção de uma casa de pau a pique.

  4. Encontro de Palhaços

    Realização de sete encontros com palhaços de várias regiões do Brasil e do exterior, proporcionando uma reflexão sobre as múltiplas formas de se fazer e vivenciar a arte de ser Palhaço. Coordenação da Mestra Lilian Moraes, criadora e coordenadora da ESLIPA - Escola Livre de Palhaços. Ao final de cada encontro, haverá uma apresentação aberta ao público.

 

 

Outros Projetos:

 

  1. Atelier Aberto

    Espaço de criação artística que contará com residências artísticas que envolvam práticas expressivas de artes visuais. As peças produzidas serão expostas aos visitantes.

  2. Navegando com Arte

    Produção multimídia que navegará pela história das artes plásticas, através de visitas virtuais a museus nacionais e internacionais, mostrando as mais importantes obras e artistas do mundo.

  3. Painel Haruyoshi Ono

    Exposição à céu aberto de um painel executado a partir da criação do artista plástico e paisagista Haruyoshi Ono, a ser instalado na parte superior do Parque Terras Altas. O painel será executado em pedra portuguesa e terá a dimensão de 3 metros x 30 metros.

  4. Planetário

  5. Galeria Multiuso

    Espaço para ser utilizado preferencialmente para exposições de artes visuais, além de projeções de vídeo-arte, filmes, documentários e exposições digitais.